Com show de As Tubas, novo espaço cultural abre no 4º Distrito

Evento de lançamento da Casa Coletiva ocorre no dia 7 de dezembro

Publicações: Coluna da Sara Bodowsky (ZH)/ Jornal da Capital / Jornal do Comércio

Uma casa que reúne pessoas, coletivos e projetos autônomos que buscam troca e convívio em um espaço de cultura e de trabalho vivo. Assim é a Casa Coletiva (Avenida Chicago, 92), nova iniciativa de economia criativa que será inaugurada no 4º Distrito no dia 7 de dezembro, com portas abertas à comunidade. O evento de lançamento inicia às 17h, com apresentações artísticas, música e gastronomia vegana.

A abertura inicia com uma folia de quintal com o Toque de Comadre, coletivo de brincantes que traz elementos da cultura popular, como o cacuriá, o côco de roda e a ciranda. Outro destaque é a apresentação de As Tubas, grupo formado por Clarissa Ferreira, Emily Borghetti, Morena Bauler e Thays Prado formam um elo artístico que pensa, canta e bate o pé na reflexão sobre a significância do nascer e do tornar-se mulher.

Completam a programação o experimento cênico Tocar a Terra, de Raquel Kubeo, natural de Manaus-AM, ativista pelos direitos dos povos originários do Brasil e co-fundadora do Terá Coletiva Terratral, além de uma exposição de colagens da artista Jessica Dachs e som de Ana Girardello.

Sobre a casa

Casa Coletiva é respiro, é produzir uma fissura nos modos normalizados de produzir e trabalhar, acolhendo também a diferença e o pensar-criar-trabalhar junto. Um dos objetivos da casa é oferecer um espaço possível de trabalho para quem tem interesse em um local mais acessível, múltiplo e vivo.

Além das residências, a casa também recebe e oferece uma série de atividades culturais voltadas para o entorno do bairro e da região e para a cidade como um todo, buscando fazer transitar nela um público mais amplo. Serão oficinas, percursos de estudos e leituras, ciclos de conversas e debates, feiras, mostras, exposições, apresentações, saraus e festividades que tragam uma dinamicidade e vivacidade pra casa, promovendo encontros, fazeres e saberes de áreas e movimentos políticos-culturais diversos.

Abrindo a casa: Tocar a Terra • Toque de Comadre • As Tubas

Data: 7 de dezembro

Horário: 17h

Local: Avenida Chicago, 92

Entrada livre com contribuição espontânea