Porto Alegre recebe lançamento da plataforma MOBILE

No dia 10 de dezembro, considerado o Dia Internacional dos Direitos Humanos, acontece no bar Ocidente (Osvaldo Aranha, 960) o lançamento do Movimento Brasileiro Integrado pela Liberdade de Expressão Artística (MOBILE). Com participação de diversos nomes da cena artística, o evento inicia às 18h. A entrada é gratuita.

O MOBILE é  uma rede de entidades e coletivos que atuam na defesa e promoção da liberdade de expressão cultural no Brasil. A plataforma surge como uma reação ao quadro crescente de censura e autoritarismo contra o setor cultural brasileira nos últimos anos. Neste cenário, organizações ligadas aos campos das artes, da comunicação e dos direitos humanos uniram-se em torno de uma estratégia em comum, que visa denunciar casos de censura e cerceamento coletados e analisados por uma metodologia própria. Através do mecanismo, o MOBILE também visibiliza e denuncia esses casos em órgãos internacionais de direitos humanos e liberdade de expressão.

O lançamento contará com uma roda de conversa sobre a censura às artes no Brasil, com a presença de profissionais da cultura como o curador Gaudêncio Fidelis, os cineastas Jorge Furtado e Ana Azevedo, a artista visual Zoravia Bettiol; a cantora Valéria Barcellos, a educadora Esther Grossi, o produtor do Baile da Tuca Noel e o Grupo Cerco de Teatro. O ator e diretor Wagner Moura também participará com um depoimento online. Na ocasião, o rapper Rafuagi, fundador do Museu do Hip-Hop, lançará seu livro sobre Hip Hop, juventude de periferia e direitos humanos. 

O movimento é uma iniciativa das organizações Artigo 19, 342 Artes, LAUT – Centro de análise da liberdade e do autoritarismo, Rede Liberdade, Movimento Artigo Quinto e Mídia NINJA, com apoio da Samambaia Filantropia. O bar Ocidente e o Nonada Jornalismo participam como co-organizadores do lançamento em Porto Alegre.

Publicações: Brasil de Fato / Correio do Povo / Jornal do Comércio